terça-feira, 8 de outubro de 2013

Cometa ISON

Nos últimos meses a comunidade astronômica mundial está ansiosa pela aparição do Cometa ISON (C/2012 S1).
O nome vem do observatório que o descobriu (ISON International Scientific Optical Network) em setembro de 2012, enquanto o cometa ainda estava além da órbita de Júpiter.
Embora a expectativa seja de um grande espetáculo, o brilho de um cometa depende do material que compõe seu núcleo, e da maneira como esse material reagirá ao se aproximar do Sol. Esta é uma das dúvidas dos cientistas que não se arriscam em fazer predições sobre o brilho deste cometa.
Outro fator é a distância que ele passará do Sol.
Estes 2 fatores basicamente determinam a magnitude absoluta do cometa.
Já o brilho que será percebido por nós, depende da distância que o cometa passará da Terra, do ângulo de sua cauda em relação a nós, etc.
Devido à inclinação do eixo de rotação do nosso planeta em relação à sua órbita em torno do Sol, o cometa aparecerá com mais facilidade para os observadores do hemisfério norte, pois ele será visto mais alto no céu, e permanecerá visível por muito mais dias justamente durante seu período de maior brilho.
Este período será a partir da segunda quinzena de novembro, quando seu brilho atingirá a 6° magnitude (limite aproximado da visão a olho nú) e aumentará o brilho em uma magnitude a cada 2 dias!
Aqui, no hemisfério Sul, o cometa surgirá visível no horizonte poucas horas antes do nascer do Sol e será ofuscado pela luz dessa estrela em poucos minutos nas madrugadas de 15 de novembro até o início de dezembro. Depois disso o cometa estará dobrando de brilho a cada dia mais só será visível aos observadores do hemisfério norte.
Levando em consideração fatores como magnitude, altura (posição em que o cometa se encontrará no céu) e horário (sem interferência do Sol), os melhores dias para observação deste corpo aqui no Recife-PE, será entre os dias 20 e 24 de novembro por volta das 4h da manhã.
Segue abaixo uma simulação da posição em que o cometa será visto na madrugada do dia 22/11.

Desejamos a todos, céus limpos e boa sorte na observação desse que promete ser um dos maiores cometas das últimas décadas.

Walter Bandeira


Nenhum comentário: